Na última quinta-feira (02) no hotel Luzeiros, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão participou de reunião em conjunto com empresários da construção civil, Caema e Secretaria de Saúde do Estado. A motivação do encontro é a apreensão dos empresários com as ameaças de suspensão de suas atividades por conta da não expedição das certidões de viabilidade técnica para instalação de obras. A reunião é a continuação das conversações que se iniciaram no último dia 31 de agosto, na sede da Caema.
O Secretário Estadual de Saúde, Ricardo Murad lamentou a situação crítica em que se encontra a Caema, por causa de falta de investimento nas gestões anteriores. Daqui a três anos, ele prevê que esteja havendo uma coleta de 60% do esgoto da cidade e o fornecimento de água seja melhorado em todos os bairros com as obras do Italuís e do Sistema Paciência. Para melhorar os serviços da Caema, estão sendo investidos R$ 50 milhões, recursos conveniados com o governo federal.
Para o presidente da Ademi, Giovanni Bohana, o anúncio do secretário tranquiliza o setor, pois começam a ser encontrada alternativa para se evitar uma crise. Algumas empresas, sem condições de fazer novos investimentos, ameaçam demitir em massa, mas isto será evitado com as medidas preventivas.
Como saldo final ficou acertado que a Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) fará um mapeamento dos principais empreendimentos imobiliários já lançados no mercado e os em construção, bem como os que ainda serão lançados. Uma nova reunião para apresentação desse material já foi marcada para a próxima quinta-feira (9).
O presidente do Crea-MA Alcino Araújo Nascimento Filho colocou a entidade à disposição dos construtores, da Caema e da Secretaria de Saúde para a solução do impasse: “O Crea se preocupa com esta situação, pois caso tais empreendimentos imobiliários venham a ter problemas com a falta de viabilidade técnica, documento expedido pela Caema, resultará em um efeito negativo à engenharia do nosso estado”- afirmou.
EM: 03/08/2012
POR: RACHID SAUAIA
CREA-MA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA