A data do 12 de outubro é importantíssima para o país e para a Sistema Confea/Crea, pois comemora-se o dia do Engenheiro Agrônomo.
O Engenheiro Agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado. Para isso deve ter uma formação bem ampla, sendo capaz de gerar e difundir conhecimentos científicos e técnicas agronômicas adequadas a promover o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro através de uma atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas de ordem humana, produtiva, científica e tecnológica.
A tecnologia aplicada na área de agronomia visa, basicamente, a produção, conservação, comercialização e consumo de alimentos, com a máxima atenção à preservação do meio ambiente e na utilização de insumos agropecuários para preservação da saúde humana e de animais.
Sendo assim, os princípios de preservação do meio ambiente, da saúde humana e dos animais são fundamentais no emprego de técnicas agronômicas. O Engenheiro Agrônomo é o profissional que projeta e executa uma complexa cadeia de produção, que vai desde as pesquisas de desenvolvimento científico até o cultivo de alimentos para o sustento de toda uma população, pregando a igualdade social e trazendo divisas ao país.
HISTÓRIA – A historia da Engenharia Agronômica Brasileira tem início com o decreto 23.196/33 de Getulio Vargas, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências, tornando a agronomia, a primeira profissão tecnológica a ser regulamentada por decreto no Brasil. Vale destacar, que este decreto nunca foi revogado e que é o principal instrumento que dá atribuições aos Engenheiros Agrônomos. Importante também salientar o Decreto-Lei nº 9.585/46, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que dá o título de Engenheiro Agrônomo aos profissionais diplomados por estabelecimento de ensino superior de Agronomia.
Aproveitamos essa data para todos esses profissionais que, sem medir esforços e com intensa dedicação contribuem decisivamente no desenvolvimento socioeconômico do setor agrícola, contribuindo com a quantidade e qualidade dos produtos que chegam às mesas no Brasil e no mundo.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA