Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CONTAGEM REGRESSIVA PARA 71ª SOEA

Daqui a uma semana, profissionais e estudantes das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e áreas correlatas estarão reunidos em Teresina (Piauí) durante a 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. A solenidade de abertura da Semana será na tarde da terça-feira, 12 de agosto, e o evento segue até a noite da sexta-feira, 15 de agosto, com programação intensa, que reúne conteúdos técnicos, científicos, geopolíticos e institucionais no Atlantic City (Centro de Convenções). Cerca de 1,4 mil participantes – entre estudantes e profissionais – estão inscritos.

Contecc traz nomes internacionais à 71ª Soea
A novidade na programação da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia deste ano é a primeira edição do Congresso Técnico e Científico (Contecc), que trará para sua estreia grandes nomes nacionais e internacionais para subsidiar os debates. Na manhã do dia 13 de agosto, participando da mesa redonda “Educação aberta, flexível e a distância: desafios, oportunidades e futuro na formação do engenheiro e prática da engenharia global”, estarão o professor Uriel Cukierman, da Universidade de Palermo (Argentina), o chefe da divisão de Engenharia Civil do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Cláudio Jorge Pinto Alves, o presidente da WAAS (World Academy of Art and Sciences), Heitor Gurgulino de Souza, além do conselheiro Nacional de Educação (CNE/Ministério da Educação), Luiz Roberto Curi. O debate terá como moderador o conselheiro federal de Engenharia e Agronomia Daniel Salati.

Já no dia seguinte, a mesa redonda abordará as mudanças na formação do engenheiro na Sociedade do Conhecimento e Inovação. Como palestrante principal, estará a professora Lueny Morell, da New Engineering University do Vale do Silício (EUA). Na mesa debatedora, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, José Edilson de Amorim, o gerente de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Luiz Gustavo Delmont, e o presidente da WAAS (World Academy of Art and Sciences), Heitor Gurgulino de Souza, debaterão, adicionando suas experiências profissionais ao conteúdo da palestra. Os debates serão moderados pelo reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimateia Dantas Lopes.

No último dia de Congresso, na manhã da sexta-feira, o professor Ramiro Jordan, da Universidade do Novo México (USA), abrirá os debates da mesa “Engenheiro diante da informatização, robotização e construção de infraestrutura moderna da sociedade”. Jordan será seguido pelas considerações de Evandro Curvelo Hora, diretor da Tempest Security Intelligence, do representante do Instituto Tecnológico Vale (ITV) Sandoval Carneiro Jr. e do conselheiro federal Francisco Ladaga. Os debates do último dia de Congresso serão mediados pela conselheira federal Ana Constantina Sarmento.

O Contecc passou os últimos meses colhendo e avaliando projetos de inovação, acadêmicos e projetos práticos, enviados por profissionais e estudantes. De acordo com a organização do Contecc, foram recebidos 280 trabalhos de Agronomia, 112 de Engenharia Civil, 67 de Engenharia Elétrica e 58 de Engenharia Química. Engenharia Mecânica, Geologia, Agrimensura e projetos de Educação e do Sistema Confea/Crea totalizam 46 inscritos. Entre os trabalhos vencedores, está um que aproveita as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar como matéria-prima alternativa na composição de concretos sustentáveis. Saiba mais sobre os projetos vencedores.

Valorização profissional
Anualmente, durante solenidade de abertura da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, o Sistema Confea/Crea realiza homenagem a profissionais que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento tecnológico do país. Entre os 24 nomes selecionados para 2014, estão o do engenheiro civil nascido ainda no Século XIX, responsável pela elaboração do primeiro mapa oficial do estado do Piauí, Luiz Mendes, e do engenheiro agrimensor José Sérgio Pahor, responsável pelo levantamento topográfico que auxiliou a construção do metrô de São Paulo na década de 1970.

Os 24 nomes que receberão as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2014  foram garimpados entre as 99 indicações enviadas pelos conselhos regionais e por entidades nacionais à Comissão do Mérito do Confea. A entrega da Medalha do Mérito, a inscrição dos homenageados póstumos no Livro do Mérito e o lançamento do Livro Láurea ao Mérito – trazendo um perfil de cada homenageado – marcarão a solenidade de abertura da 71ª Soea, na noite de 12 de agosto.

 

Texto: equipe de comunicação do Confea
Data: 01/08/2014

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Crea-MA lança curso gratuito de Perito Rural no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea-MA abre o mês de outubro com o primeiro curso da programação Crea Qualificando: o Curso de Perito Rural,…

Pular para o conteúdo