Técnicos do CREA-MA participaram, na quinta-feira 24 de setembro, da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Temático de Infraestrutura (CTINFRA), integrante do Sistema FIEMA, que a coordenou. Os membros do conselho foram convocados para avaliar a situação crítica da Barragem do Bacanga e oferecer soluções ao recente rompimento da última comporta em funcionamento.
Aos integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia coube as verificar o sistema de funcionamento da barragem e apontando os defeitos constatados nas áreas civil e mecânica, observados em vistoria realizada a 28 de agosto passado. Eles revelaram que o problema foi se agravando ao longo do tempo pela falta de manutenção, o que provocou sérios desgastes na estruturas e no sistema eletromecânico.
Pelo CREA compareceram a Superintendente Rita de Cássia Cunha (agrônoma), Geraldo Lago e César Rafael (Engenheiros Civis) e Wesley Assis (Engenheiro Mecânico), suas exposições foram ouvidas com atenção e incorporadas ao documento final que resultará da reunião.
O cenário atual da barragem foi descrito também pelo professor doutor da Escola de Engenharia da UEMA, Lúcio Macedo, complementado com informações fornecidas pelos técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O adjunto da SINFRA estadual, Ednaldo Neves, justificou os reparos emergenciais em andamento na barragem: “São medidas de urgência destinadas a evitar danos ao meio ambiente e às populações ribeirinhas”.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA