A partir desta quarta-feira (18), às 18h, Juazeiro sediará o 6º Encontro Preparatório da Engenharia e da Agronomia para o Fórum Mundial da Água. Nele serão debatidas propostas para o manejo sustentável dos recursos hídricos por profissionais das duas áreas de todo o Nordeste a serem apresentadas no evento global. O Fórum acontece entre os dias 18 e 20 de outubro no Complexo de Multieventos da Univasf e terá presença de palestrantes de todo o país.
O Fórum Mundial da Água acontece em Brasília de 18 a 23 de março de 2018 e tem como objetivo promover o uso sustentável e racional deste recurso. Esta é a primeira vez que o Fórum, promovido pelo Conselho Mundial da Água, é sediado no Hemisfério Sul. Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) de todo o Brasil estão realizando eventos preparatórios para debater soluções e apresentar propostas para o manejo sustentável dos recursos hídricos no Fórum. O 6º Encontro Preparatório da Engenharia e da Agronomia é promovido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia em parceria com Crea-BA.
O destaque para o preparatório fica para sua realização às margens do Rio São Francisco, um dos maiores rios brasileiros e manancial hídrico de grande importância para o Nordeste. “O rio que dá a vida está correndo risco não só por causa das mudanças climáticas, como também devido ao assoreamento do seu leito, captação ilegal da sua água, entre outras questões. A realização do Encontro Preparatório vai intensificar as discussões na sociedade a respeito da preservação do São Francisco e será uma chance de mais uma vez falarmos sobre a urgência do processo de revitalização do Velho Chico”, assinalou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), engenheiro mecânico Marco Amigo.
Contribuições
Os eventos preparatórios vêm sendo realizados desde março pelo Confea, em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água. Os encontros já foram realizados em Campinas (SP), Manaus (AM), Balneário de Camboriú (SC) e Cuiabá (MT) e contaram com a participação de lideranças do Sistema, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino. O Conselho Federal espera coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras e levá-las ao Fórum Mundial da Água.
Para o evento na cidade baiana, a expectativa é reunir cerca de 700 pessoas. Entre os resultados esperados com a iniciativa está a reunião de contribuições técnicas voltadas para solucionar, por exemplo, problemas como o desperdício de água. De acordo com o presidente do Crea-BA, engenheiro mecânico Marco Amigo, os recursos hídricos foram pauta de dois importantes eventos realizados pelo Conselho: Fórum Água – Vetor de Desenvolvimento Sustentável, que integrou a programação da Agenda de Desenvolvimento Bahia e o Semear Água, que discutiu a proteção dos sistemas ecossistêmicos.
Confira abaixo a programação do evento:
DATA: 18,19 e 20/10/17
LOCAL DO EVENTO: Complexo de Multieventos da Univasf
18/10 – ABERTURA OFICIAL DO EVENTO
18 às 21h – Mesa de abertura com participação das autoridades
Palestra de Abertura: Astronomia, Meio Ambiente e Água – Astrônomo Fernando Munaretto
19/10 – DEBATES TÉCNICOS
9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E MEIO AMBIENTE
Palestra 1 – Eng. Augusto José Pereira Filho – Climatologia/USP
Palestra 2 – Nelton Miguel Friedrich – Programa Cultivando Água Boa
14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E CIDADES
Palestra 1 – Urb. Glória Cecilia – UFBA
Palestra 2 – Eng. Ricardo Franci – UFES
20/10 – DEBATES TÉCNICOS
9 às 12h – MESA REDONDA – ÁGUA E SANEAMENTO BÁSICO
Palestra 1 – Eng. Maria Helena Del Grande – IFBA
Palestra 2 – Eng. Asher Kiperstok – UFBA
14 às 17h – MESA REDONDA – ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
Palestra 1 – Geologa. Marjorie Cseko Nolasco – UEFS
Palestra 2 – Eng. Lineu Neiva Rodrigues – Embrapa Cerrados
Fonte: Assessoria de Comunicação Crea-BA
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA