21 de novembro.
Encerrado hoje (21) o II Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste último dia do evento, os participantes trocaram experiências sobre o software Livro de Ordem Nacional e delinearam ações necessárias para tratar da migração dos técnicos. À tarde, o destaque foi a avaliação do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC).
Do Crea-MA, participou do encontro, o chefe do setor de Tecnologia da Informação do Crea-MA, Hilton Ney Costa Matos.
Sobre o software, o assessor do Confea na área de TI, Sérgio Matos Martins, compartilhou com o grupo a análise técnica do funcionamento da plataforma e algumas possíveis soluções para aprimorá-la, considerando inclusive que ela é adotada há mais de 10 anos.
“A ideia é fazermos um sistema único e automático”, sinalizou o assessor. A ideia, por exemplo, é pensar numa forma de possibilitar cadastro de novas atribuições profissionais para um mesmo curso cadastrado, o que é necessário para manter adequadamente um histórico das atribuições definidas no ato do cadastramento do curso.
Como solução, a proposta é investir em um plano de ação que envolva o levantamento de legislação vigente de escolas e cursos e dos subsídios do Ministério da Educação, além da definição de uma modelagem de dados prevendo estudo de compatibilização e instituição do padrão dessas informações. “Não podemos protelar essa demanda. Se queremos fazer um sistema nacional, essa revisão é necessária”, comentou Sérgio.
Complementando, o gerente de TI do Confea propôs a criação de um grupo de trabalho, em parceria com a Superintendência de Integração do Sistema, para tratar do tema com base nas demandas técnicas. “Temos que fazer essa padronização considerando a Proposta nº 24 do Colégio de Presidentes, que recomenda melhorias tecnológicas no SIC para garantir mais agilidade de atendimento aos profissionais e segurança e transparência das informações”, reforçou Renato Barros. A previsão é de que o GT inicie as tratativas em 2019.
Outro tema da tarde do dia 21 foi o Crea Nacional, ferramenta testada por alguns Regionais nos últimos meses. Na análise técnica, foi percebido que a plataforma – a qual se propõe a ser uma solução de software corporativo com base em dados regionais – ainda demanda finalização e aprimoramento de funcionalidades.
Entre os participantes, ficou definido que o GT formado por nove Regionais e responsável por avaliar o Crea Nacional irá enviar para a GTI do Confea relatório com diagnóstico técnico para que, assim, seja definida a melhor solução informatizada para integrar os bancos de dados dos Creas. De acordo com o titular da GTI, esse documento será encaminhado para apreciação do Conselho Diretor do Federal.
Solução tecnológica
A facilidade de pagamento de taxas e anuidade com cartão de crédito foi a experiência apresentada pelo Crea-BA, onde a solução é estudada atualmente. “Neste momento, estamos em fase de análise. O assunto ainda será encaminhado para parecer jurídico e financeiro do Confea”, adiantou o especialista do Regional Marcelo Ferreira.
Entre outras vantagens, a solução permite ao profissional parcelar o pagamento, além de garantir celeridade no processo e também na quitação de débitos.
Na avaliação do gerente Financeiro, Fernando Lucato, a solução está alinhada às tendências tecnológicas. “Inevitavelmente teremos que adotar essa modalidade de pagamento. Reforço apenas que essa proposta venha para conhecimento e regulamentação do Confea”, orientou com base na recomendação do Tribunal de Contas da União quanto à padronização de procedimentos financeiros dentro do Sistema Confea/Crea.
Fonte: Site do Confea.
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