Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Confea debate importância da comunicação para o Sistema.

11 de fevereiro de 2019.

comunica

   “O Futuro da Comunicação” – cada vez mais veloz e diversificada pela tecnologia – foi o tema da palestra que na manhã da quinta (07) abriu a programação do seminário institucional promovido pelo Confea e que reúne, em Brasília, os assessores de Comunicação do Sistema Confea/Crea e Mútua. Apresentado pelo publicitário Rafael Martins, empresário da área de comunicação contemporânea, o tema atraiu a atenção dos cerca de 70 participantes. Em pauta: a evolução da comunicação provocada pela revolução tecnológica, que exige o chamado ‘skil gaps’, uma atualização constante, aprendizado praticamente diário.

    Do Crea Maranhão participou a assessora de Comunicação, a jornalista Vitória Castro.

   Com um debate compartilhado entre jornalistas, conselheiros, presidentes de Creas e representantes de entidades nacionais, o presidente Joel Krüger abriu a programação do segundo dia do I Seminário de Comunicação Institucional do Sistema Confea/Crea, nesta sexta (8). Em sua explanação, Joel garantiu que a área tem importância estratégica no Conselho Federal, daí sua integração à rotina de seminários temáticos de “áreas essenciais” no sistema profissional.

   “Fizemos o seminário dos procuradores jurídicos, das ouvidorias, da tecnologia da informação e vamos ter outros seminários com as áreas de auditoria, de controladoria, de contabilidade. E da fiscalização, que é a cereja no bolo e que queríamos ter feito no ano passado, mas precisávamos dar a formatação certa para que ele tenha eficácia. O que será feito de forma regional, para envolver todos os fiscais, agregando valor a esses seminários”, concluiu.

    A política de realização de seminários “é uma estratégia voltada para a equipe que está na ponta para que a gente possa dar unicidade de ação no sistema profissional”. O presidente afirma que o Confea tem buscado trabalhar juntamente com o Colégio de Presidentes, com a Mútua, com as coordenadorias, com o CDEN. “Assim, a gente trabalha como o Sistema Confea/Crea e Mútua. Em 2018, isso acabou recebendo destaque, quando deveria ser o normal. Temos esse interesse de integrar a comunicação de todos os Creas, em termo de linguagem e de materiais, para termos uma maior eficácia. Essa integração não daria certo se não houvesse essa integração maior”.

52008456_2233944029990121_4221805135157788672_o

Atuação regional, lacunas e avanços

    Joel Krüger considera que o Sistema tem avançado nessa ação conjunta, exemplificando com a entrega ao ministério da Economia, no dia anterior, de um documento contrário ao pregão eletrônico.  “Tivemos a participação de todas as entidades do Sistema.  Também fomos recentemente ao TCU e à presidência da República. Queremos ter essa integração para divulgar temas como a empregabilidade, e a entrada de profissionais estrangeiros. Precisamos potencializar essas ações que cada Crea faz bastante e que precisam ser divulgadas. Precisamos também prestigiar o que vocês fazem nos regionais. Essa integração não é apenas da comunicação, que é fundamental, mas que só dá certo se o presidente estiver integrado com os presidentes reciprocamente. Temos que trabalhar também como um sistema de comunicação, isso vai ser poderosíssimo, para chegarmos a mais de um milhão de profissionais e às empresas”.

    O presidente do Confea reconhece que ainda há lacunas que serão contempladas. “Cabe a nossa reflexão, como vamos melhorar. O CCM tem trabalhado principalmente de maneira virtual e creio que a gente tem conseguido bons materiais em termos de comunicação com decisões coletivas. Esperamos que no próximo seminário a gente possa mostrar o resultado efetivo desse primeiro seminário, que a gente possa estar mais ligado, mais conectado com o mundo real. Esperamos já resultados efetivos dessa comunicação no Encontro de Líderes, daqui a duas semanas”.

Debate

    A presidente do Crea-AC, eng. agr. Carminda Pinheiro, destacou a importância desses seminários. “A comunicação está caminhando, mas precisamos mudar o paradigma de colocar as logos dos Creas nos vídeos enviados pelo Confea. Precisamos pensar no coletivo, o Sistema funciona melhor assim”.

    Ao constatar que as coordenadorias nacionais estão elogiando as iniciativas de comunicação do Confea, o coordenador da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Agraonomia, Kléber Santos, comentou que “as críticas aparecem, democraticamente. A abertura da comunicação leva a críticas, e isso é que constrói o Sistema. A comunicação interna está sendo ampliada. Em relação ao público externo, precisamos esclarecer as nossas atribuições. Os profissionais da comunicação têm um link com a sociedade, é fundamental dar voz aos profissionais para que a gente tenha essa aproximação”.

    O presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), Marco Aurélio Braga, lembrou que “as entidades precisam se organizar para que tenham também ações de comunicação eficazes, proporcionadas pelos editais de patrocínio e de chamamento e nos estandes promovidos pelo Confea. O CDEN também mudou muito”, disse, parabenizando

    Para a presidente eng. civ.  Ana Adalgisa Dias, do Crea-RN, “estamos nessa luta para ser um Sistema, e a comunicação passa muito por isso. Temos que trabalhar na participação junto à imprensa nacional. Podemos puxar para o próximo seminário essa discussão. Temos também que ter também uma linha editorial do Sistema para que estejamos coesos”. 

    Ao responder à jornalista Jô Santucci (Crea-RS) sobre os momentos de crise, como a tragédia de Brumadinho, Joel considerou que também em relação a esse contexto é preciso ter estratégia, já que a mídia cobra a responsabilidade. “Nós temos que trazer a discussão técnica, e não exatamente a responsabilização, que vai ocorrer, mas não é o nosso foco, embora tenhamos que dar a penalidade. Mas, nas questões técnicas, dificilmente viramos pontes. Sabemos que poucos conselheiros têm facilidade de se comunicar, mesmo tendo muito conhecimento técnico. Fica a dica que, se não tiver fontes regionais, temos as fontes nacionais, por meio das entidades, por exemplo, ou por meio da gerência de comunicação do Confea”.

    O presidente do Confea enfatizou que temas relacionados à engenharia estão todo dia na sociedade. “Geralmente, nos vinculam a grandes tragédias, como agora no centro de treinamento do Flamengo. Temos que ocupar a mídia, para que a gente possa discutir esses temas, fazendo os enfrentamentos com prefeito, com governador, o que causa pressões em sentido contrário. Agora, lógico, infelizmente, a mídia dá mais destaque até a próxima tragédia. Mas acho que o caminho é sair desse vazio. Se tiver o profissional, temos que achar o caminho para avançar, como, no caso das barragens, mesmo sem ser para emitir laudo, podemos fazer essa fiscalização com a Agência Nacional de Mineração”.

Fonte: Site do Confea.

CREA Maranhão consegue suspensão imediata de concurso para engenheiro agrônomo na prefeitura de São Luís Gonzaga

O Crea Maranhão conseguiu a suspensão imediata do concurso da Prefeitura de São Luís Gonzaga para o cargo de engenheiro…

Curso completo – Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais

  Curso completo - Avaliação de Imóveis e Benfeitorias Rurais * Conforme a ABNT; * Metodologia Prática; * Software específico…

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional

Cursos Gratuitos no CREA Maranhão em julho: Qualificação e Capacitação Profissional O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão…

Exposição de arte no CREA-MA: “Movimentos, formas e cores” por Nelson Maia

Venha conferir a exposição abstrata "Movimentos, formas e cores" do artista maranhense Nelson Maia! Nelson Maia, conhecido por suas obras…
Pular para o conteúdo