Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Manutenção de obras e engenharia pública são discutidas durante CEP-MA.

24 de julho de 2019.

DSC_0566

    Temas como a necessidade e obrigação da manutenção de edificações e estruturas como pontes e viadutos pelo seu responsável, gestor público ou privado e a assistência técnica às famílias de baixa renda que não têm acesso aos serviços de engenharia fazem parte das discussões do 10º Congresso de Profissionais do Maranhão (10º CEP-MA). O evento está sendo realizado hoje (23) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), no auditório do IFMA Campus Monte Castelo.

    O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, que proferiu a palestra tema do evento: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” afirmou que com o rompimento da barragem de Brumadinho, a queda do prédio no Rio de Janeiro e a ponte que caiu em Brasília no ano passado, é preciso discutir a obrigatoriedade da manutenção de obras públicas.

    Participam do 10º CEP-MA, cerca de 100 pessoas, dentre elas, gestores de órgãos públicos e instituições privadas, entidades de classe, instituições de ensino, professores, graduandos e profissionais da Engenharia, da Agronomia e das Geociências.

DSC_0573

    Berilo Macedo afirmou que a realização do congresso traz uma oportunidade importante para discutir ações e apresentar propostas que contribuam para a melhoria da atuação dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do país, que tem como atribuição fiscalizar se as obras e serviços estão sendo realizados por profissionais habilitados. “Este congresso está sendo realizado por todos os Crea´s do Brasil. No Maranhão, fizemos oito encontros preparatórios para o 10º CEP-MA, dois deles em São Luís, com as Instituições de Ensino e Entidades de Classe, e os outros seis em Açailândia, Imperatriz, Balsas, Caxias, Santa Inês e Chapadinha”, informou.

    No congresso estadual também serão eleitos os delegados que irão para o 10º Congresso Nacional de Profissionais, que acontecerá em setembro, em Palmas, no Tocantins.

    Além do presidente do Crea-MA, participaram da abertura do evento a presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) Fabíola Mesquita, a chefe geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Mendonça, o diretor de Benefícios da Mútua – Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea, Jorge Silveira, o secretário de Relações Parlamentares de São Luís, Nonato Chocolate e o professor do Ifma, Fernando Tocantins.

   Também fez parte da programação do 10º CEP-MA as palestras “Engenharia Agronômica e Desenvolvimento”, ministrada pelo consultor da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), César Viana e “A importância da inovação para as engenharias”, apresentada pela Gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae-MA, Raíssa Marins.

 

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo