Alunos e professores do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) da Universidade Estadual do Maranhão estão finalizando a produção 10 cabines de Desinfecção Individual. O objetivo da estação é diminuir a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus em ambientes hospitalares ou com grande possibilidade de aglomeração.
Das 10 cabines, três já estão sendo utilizadas no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Corpo de Bombeiros e por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O projeto foi idealizado pelo professor Kaio Nogueira, do Centro de Ciências Tecnológicas da Uema, em parceria com os professores José Marcos (Faculdade Netcom), Letícia Correia (IFMA) e Paulo Araújo (Ex-Aluno de Engenharia Mecânica/UEMA).
O projeto surgiu da versão já usual de uma cabine individual, cuja função é higienizar o corpo inteiro das pessoas, porém com o custo mais baixo. A Estação de Desinfecção Individual (EDI) precisa apenas de uma alimentação de 220V, o seu reservatório é de 200 litros com capacidade para realizar 10 mil higienizações.
A cabine é feita com tubulação de poliuretano, quadrada medindo 1,5m de cada lado e uma altura de 2,40m. “Quem passar pela cabine recebe um jato de um produto químico diluído, desenvolvido por laboratório e certificado pela Anvisa. Inofensiva aos olhos e pele. A substância combate alguns tipos de vírus, incluindo o Coronavirus, e é capaz de permanecer na roupa das pessoas por 3 a 5 horas”, explicou o professor Kaio.
O diretor do CCT/UEMA, Fernando Lima, informou que a previsão é de que até o final desta semana as outras cabines estejam concluídas. “Estamos alinhando junto à Secretaria de Governo quais seriam os locais mais indicados para fazer as instalações das cabines após a sua imediata finalização”, informou o diretor.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA