10 de setembro.
A última etapa do Encontro com Gerentes de Tecnologia da Informação (TI) do Sistema Confea/Crea e Mútua foi dedicada à formação de grupos de trabalho (GTs) para estudar soluções tecnológicas que estão em vias de implantação. A expectativa é que os resultados dos testes sejam compartilhados entre os integrantes dos GTs em reuniões virtuais e apresentados no próximo encontro agendado para novembro. Os Regionais se dividiram nos seguintes grupos:
– Crea Nacional/Sistema de Informações Confea/Crea: AC, CE, ES, GO, MG, MT, PA, PE, PI e SP.
– Repositório de Anotação de Responsabilidade Técnica: BA, CE, ES e PE.
– Livro de Ordem: GO, MA, PR, SC e TO.
– Sistema para Migração dos Técnicos: PE, MG e MS.
Gestão de processos eletrônicos
Ainda na tarde da quarta-feira (5) as analistas do Confea Cristiane de Lima e Marina Garcia, das áreas de Planejamento e Documentação respectivamente, compartilharam com os Creas os avanços da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) no Federal, onde a ferramenta foi definida em 2014 como meio de gestão de processos e documentos eletrônicos, eliminando assim o uso de papel como suporte físico.
“A expectativa é de que até 5 de dezembro próximo todos os documentos sejam tramitados exclusivamente pelo SEI”, sinalizou Cristiane de Lima. “Já foram digitalizados e migrados para o sistema 55 mil processos, o que totaliza mais de 5 milhões de páginas”, relatou a arquivista Marina Garcia que acompanhou a digitalização dos documentos antigos na etapa de transição em 2017.
Atualmente, a ferramenta está implantada no Confea e no Crea-PR, conforme dados informados pela especialista Cristiane de Lima. “Os Creas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram a cessão autorizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Os Regionais de Rondônia, Mato Grosso e São Paulo tiveram o pedido formalizado no ministério. Já os Conselhos do Ceará, Distrito Federal e Maranhão manifestaram interesse pelo sistema”, comentou apresentando dados levantados junto ao ministério no dia 17 de agosto.
Na troca de experiências, os Creas puderam conhecer alguns benefícios do SEI. Entre eles, a transparência, agilidade, produtividade e a redução de gastos, que no Confea já pode ser comprovada. “Se compararmos os oito primeiros meses de 2018 e do ano passado, temos uma economia de 301.999 de folhas, o equivalente a 604 resmas”, ilustrou Cristiane ao citar outras vantagens do SEI. O ambiente é seguro e intuitivo e conta com excelentes meios de pesquisa, além de permitir o trabalho colaborativo por computador, tablet e celular.
A superação de desafios também foi partilhada como caminho para alcançar sucesso na adoção do SEI. A designação de profissionais que acreditem nos benefícios do sistema é uma boa solução, por exemplo, para lidar com o pouco engajamento da equipe de implantação. Ainda no campo da governança, a instituição do Comitê Gestor irá facilitar a institucionalização da tomada de decisões. No Confea, a perspectiva é de que essa iniciativa aconteça neste mês.
Envolver a área de Comunicação desde o início evitará ruídos sobre a ferramenta durante fase de adoção. É fundamental também contratar soluções tecnológicas para atender à demanda de processamento e banco de dados.
Os Creas interessados em obter mais informações sobre o SEI podem acessar processoeletronico.confea.org.br.
Integração de informações
Outra implantação que vem acontecendo é a do Sistema de ART Nacional, como comentou o conselheiro federal, eng. civ. e agrim. Alessandro Machado. Na opinião dele, a ferramenta irá viabilizar a integração de informações dos Regionais e mais que isso: irá permitir acompanhamento de o “Com a integração, o que ficava restrito a um estado, agora poderá ser compartilhado entre os Creas. Abracem a causa para levar esse projeto adiante. É um apelo que eu faço”, solicitou o conselheiro ao lembrar que o trabalho atende a uma demanda de 11 anos do Tribunal de Contas da União.
O próximo passo agora é envolver os Creas nos testes de implantação, como sinalizou o gerente de TI. “Acredito que esse seja o melhor caminho”, afirmou Renato Barros.
Fonte: Site do Confea.
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