Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gerentes de TI dos Creas, Confea e Mútua estudam soluções para uniformizar processos.

21 de novembro.

46492438_2120723141312211_7115315776315195392_o

    Encerrado hoje (21) o II Encontro de Gerentes de Tecnologia da Informação do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste último dia do evento, os participantes trocaram experiências sobre o software Livro de Ordem Nacional e delinearam ações necessárias para tratar da migração dos técnicos. À tarde, o destaque foi a avaliação do Sistema de Informações Confea/Crea (SIC).

   Do Crea-MA, participou do encontro, o chefe do setor de Tecnologia da Informação do Crea-MA, Hilton Ney Costa Matos.

   Sobre o software, o assessor do Confea na área de TI, Sérgio Matos Martins, compartilhou com o grupo a análise técnica do funcionamento da plataforma e algumas possíveis soluções para aprimorá-la, considerando inclusive que ela é adotada há mais de 10 anos. 

    “A ideia é fazermos um sistema único e automático”, sinalizou o assessor. A ideia, por exemplo, é pensar numa forma de possibilitar cadastro de novas atribuições profissionais para um mesmo curso cadastrado, o que é necessário para manter adequadamente um histórico das atribuições definidas no ato do cadastramento do curso.

   Como solução, a proposta é investir em um plano de ação que envolva o levantamento de legislação vigente de escolas e cursos e dos subsídios do Ministério da Educação, além da definição de uma modelagem de dados prevendo estudo de compatibilização e instituição do padrão dessas informações.  “Não podemos protelar essa demanda. Se queremos fazer um sistema nacional, essa revisão é necessária”, comentou Sérgio.

    Complementando, o gerente de TI do Confea propôs a criação de um grupo de trabalho, em parceria com a Superintendência de Integração do Sistema, para tratar do tema com base nas demandas técnicas. “Temos que fazer essa padronização considerando a Proposta nº 24 do Colégio de Presidentes, que recomenda melhorias tecnológicas no SIC para garantir mais agilidade de atendimento aos profissionais e segurança e transparência das informações”, reforçou Renato Barros. A previsão é de que o GT inicie as tratativas em 2019.

      Outro tema da tarde do dia 21 foi o Crea Nacional, ferramenta testada por alguns Regionais nos últimos meses. Na análise técnica, foi percebido que a plataforma – a qual se propõe a ser uma solução de software corporativo com base em dados regionais – ainda demanda finalização e aprimoramento de funcionalidades.

    Entre os participantes, ficou definido que o GT formado por nove Regionais e responsável por avaliar o Crea Nacional irá enviar para a GTI do Confea relatório com diagnóstico técnico para que, assim, seja definida a melhor solução informatizada para integrar os bancos de dados dos Creas. De acordo com o titular da GTI, esse documento será encaminhado para apreciação do Conselho Diretor do Federal. 

Solução tecnológica
    A facilidade de pagamento de taxas e anuidade com cartão de crédito foi a experiência apresentada pelo Crea-BA, onde a solução é estudada atualmente. “Neste momento, estamos em fase de análise. O assunto ainda será encaminhado para parecer jurídico e financeiro do Confea”, adiantou o especialista do Regional Marcelo Ferreira. 

  Entre outras vantagens, a solução permite ao profissional parcelar o pagamento, além de garantir celeridade no processo e também na quitação de débitos. 

  Na avaliação do gerente Financeiro, Fernando Lucato, a solução está alinhada às tendências tecnológicas. “Inevitavelmente teremos que adotar essa modalidade de pagamento. Reforço apenas que essa proposta venha para conhecimento e regulamentação do Confea”, orientou com base na recomendação do Tribunal de Contas da União quanto à padronização de procedimentos financeiros dentro do Sistema Confea/Crea.

Fonte: Site do Confea.

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo