09 de agosto de 2019.
Durante três dias de debate em Brasília, a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho (CCEEST) elaborou nove propostas que tratam, entre outros assuntos, de normas regulamentadoras, educação, política nacional e redução de acidentes de trabalho.
Na avaliação da coordenadora Luciana Macedo Silva, a reunião da CCEEST foi produtiva. “O grupo está coeso e trabalhou muito produzindo várias proposituras de interesse dos profissionais e da sociedade”, afirmou.
O tema ensino foi pautado na conversa entre a coordenadoria e o presidente do Confea, Joel Krüger, na manhã da sexta-feira (9), quando foi pontuada a importância do controle de qualidade na formação de engenheiros de segurança do trabalho.
O membro titular da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Segurança do Trabalho do Crea-MA, Antônio Vilson Silva Dias participou da reunião da CCEEST.
Sobre Ensino a Distância, foi consolidado que as disciplinas sejam, no máximo, 20% EAD. Nessa modalidade, poderão ser ministradas somente matérias complementares. Também ficou definido que os professores de conteúdos específicos necessitarão ter formação em Engenharia de Segurança do Trabalho, e a instituição de ensino deverá ter, ao menos, um polo físico no Estado para recepcionar apresentações presenciais de monografia.
Cooperação
Entre as iniciativas, foi proposto que o Confea firme acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a fim de mapear e desenvolver soluções para diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A coordenadoria defende a redução de 20% dessas ocorrências no Brasil.
Também foi elaborada proposta de participação de dois membros da CCEEST no GT Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério da Economia. O objetivo é permitir que as demandas da Engenharia de Segurança do Trabalho sejam contempladas nos debates do grupo.
Todos os assuntos discutidos nesta semana serão enviados para deliberação e aprovação da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), e posterior encaminhamento ao Plenário do Confea. A coordenadoria volta a se reunir em novembro, no Piauí.
Fonte: Site do Confea.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA