10 de outubro de 2019.
O presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo, apresentou na tarde desta quarta-feira, 09, o projeto BRT – Litorânea para uma plateia de engenheiros e arquitetos de várias entidades e órgãos maranhenses. Estavam presentes representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Clube de Engenheiros do Maranhão (CEM), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAP), Secretaria de Infraestrutura (SINFRA), entre outros.
Representaram o Crea-MA, o presidente em exercício, Sedivan Costa e os conselheiros Arnaldo Muniz, Paulo Hadade e Antônio Samuel Maia.
Na apresentação, Lawrence explanou sobre os investimentos, etapas da obras, cronograma de execução, detalhando o projeto de implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT) que vai inaugurar um novo corredor de transporte público na grande ilha.
“A implantação do BRT vai beneficiar a população de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís integrando esses municípios, reduzindo o tempo de viagem entre eles e trazendo melhorias para o transporte público metropolitano. Ofertando um sistema com mais qualidade, iremos proporcionar mais qualidade de vida para a população, além de fomentar o comércio e o turismo”, relatou Lawrence.
BRT
Maior obra de mobilidade do Estado do Maranhão, o projeto BRT-Litorânea tem investimento de R$ 140 milhões de reais, com início na Avenida Atlântica no bairro do Araçagi, seguindo pela Avenida São Carlos, o BRT acessa o prolongamento da Litorânea e segue até a rotatória da Polícia Militar, através da Avenida Colares Moreira. Apos esse trecho, retorna pela Avenida dos Holandeses, e segue novamente até o bairro do Araçagi, completando o trajeto de 23 quilômetros.
O BRT será operado com ônibus articulados, com faixas exclusivas de pavimento rígido (concreto), e com prioridade nos semáforos (onda verde). Ao longo de todo o percurso haverá estações de embarques e desembarques acessíveis, ciclovias e passeios, além da manutenção do fluxo de veículos em sentido duplo, com duas faixas em cada via e, no centro, a faixa do BRT.
O BRT vai contar com dois terminais de integração, um na região do Araçagi e outro na região do Calhau, além de linhas alimentadoras exclusivas que sairão dos bairros dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar para o terminal do Araçagi e linhas circulares que irão distribuir a população para os bairros da Ponta D’areia, Renascença c São Francisco, Camboa, Areinha e todo o perímetro do centro de São Luís.
Para Carlos Augusto Vieira, engenheiro do IBAPE, a reunião foi muito proveitosa.
“A MOB dá a oportunidade de discutir com a sociedade, aqui representada pelos profissionais do Maranhão sobre o que está sendo feito, de que maneira está sendo feito, as dificuldades, ouvir as nossas opiniões e ponderar sobre elas”, disse Carlos Augusto.
Já para Luís Hadade, conselheiro do Crea-MA e diretor técnico de engenharia do CEM, o encontro representa o início das discussões.
“Em obras de engenharia é sempre importante convocar as entidades que são representativas legais. Então o intuito nosso foi esse, de participação. Agora é necessário mais encontros como esse e disponibilidade e acesso aos projetos para a gente conseguir discutir com mais embasamento”, disse Luís.
Fonte: Assessoria de Comunicação da MOB.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA