Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Workshop reúne conselheiros regionais das Comissões de Educação e Atribuição Profissional

Publicado: 19/09/2022 10:03 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

Resoluções dos conselhos federais dos Técnicos (CFT) e dos Técnicos Agrícolas (CFTA), tabela de títulos profissionais, Manual de Procedimentos para concessão de atribuições frente à Resolução nº 1073/2016, cadastramento de cursos e instituições de ensino, Tabela de Obras e Serviços e Ensino a Distância foram alguns dos temas abordados durante o Workshop de Integração das Comissões de Educação e Atribuição Profissional do Confea e dos Creas, realizado na última terça-feira (13/9). “Este evento é um momento histórico, é um embrião para fazermos algo maior, um evento de educação promovido pelo Confea. É importante tomarmos consciência de quem somos e do que podemos realizar”, afirmou o conselheiro federal eng. agr. Luiz Antonio Lucchesi, que coordena a Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), do Confea.

 

A fim de combater as inconstitucionalidades e ilicitudes decorrentes das resoluções dos conselhos federais dos Técnicos (CFT) e dos Técnicos Agrícolas (CFTA), os coordenadores das Ceaps do Sistema definiram que irão reunir elementos para embasar ações civis públicas contra os atos administrativos que conferem atribuições e competências aos técnicos. “Queremos ter um entendimento harmonizado entre nós e eficácia em nossas ações, dando mais concretude às nossas defesas”, afirmou Lucchesi, após a exposição sobre o tema pela área Jurídica do Confea. Ao grupo, o advogado e procurador Igor Garcia falou da importância de os Creas agregarem conhecimento às ações, especialmente como Amicus Curiae (Amigo da Corte). “O que impacta o juiz é o saber científico, com provas e demonstração do que o técnico, o engenheiro e o agrônomo plenos podem executar”, salientou Garcia, lembrando que a principal intenção é anular os atos que extrapolam competências profissionais, de modo a contestar a atuação de leigos e, assim, garantir a segurança da população.

 

A Ceap do Confea incentivou ainda os representantes dos Regionais a darem contribuições para dois normativos que estão em fase de elaboração. Entre eles, a proposta de atualização da resolução de tabela de títulos profissionais, a de número 473/2002, cuja última revisão aconteceu em 2012. Aos participantes também foram solicitadas sugestões para o Manual de Procedimentos que irá tratar da aplicabilidade da Resolução nº 1073/2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea para efeito de fiscalização do exercício profissional no âmbito da Engenharia e da Agronomia. O compêndio irá orientar sobre como efetivar o cadastramento de curso e instituição de ensino.

 

Os coordenadores regionais tiveram a oportunidade de nivelar informações sobre a aplicabilidade de selos de qualidade para cursos de graduação e o aprimoramento da Tabela de Obras e Serviços. Também receberam informações acerca da interlocução com o Ministério da Educação (MEC) sobre polos de Ensino a Distância (EaD). Na oportunidade, o coordenador adjunto da Ceap, eng. eletric. Jorge Bitencourt, lembrou que tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 1171/2019, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de Ensino à Distância em curso da área de saúde. A ele foi juntado o Projeto de Lei nº 1549/2019, estendendo essa restrição aos cursos de Engenharia e Agronomia, e em maio deste ano, o assunto ganhou parecer favorável na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Dialoguem com os deputados em seus estados sobre a relevância deste assunto”, motivou Bitencourt, ressaltando que a boa formação precisa ser assegurada com aulas em campo e laboratórios. “Precisamos nos articular com as assessorias parlamentares do Conselho e agregar capital político”, reforçou o coordenador Lucchesi.

 

Integração com o MEC
Pela manhã, os participantes assistiram à palestra “Políticas nacionais de educação profissional e tecnológica no Brasil nas áreas afetas ao Sistema Confea/Crea”, ministrada pela diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Joelma Kremer. Entre os projetos destacados, está o “Profissionais do Futuro”, sobre qualificação de professores para o mundo 4.0. “Precisamos de empresas parceiras para ajudar a fomentar esse projeto. Fizemos um edital de adesão de empresas, caso vocês saibam de potenciais parceiros”, disse.

 

As lideranças da Ceap federal aproveitaram a oportunidade para tratar da integração entre Confea e MEC. “O Decreto nº 9235/2017 possibilitou ao Confea opinar sobre a criação de cursos. Mas queremos ir além: queremos fazer um acordo de cooperação técnica com o MEC para usarmos todo esse capital técnico do Sistema Confea/Crea na construção de novos cursos”, pontuou Lucchesi.

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo