Técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão – CREA/MA, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Ministério Público desencadearam na manhã desta sexta-feira (01.02) uma vistoria nas dependências do Colégio CINTRA em São Luís. A vistoria foi acompanhada pelo corpo administrativo da escola e pelo Diretor da instituição, Arnaldo Martinho.
Segundo representantes do Corpo de Bombeiros, a escola descumpriu o prazo estipulado pelo CBMMA para apresentação de laudo sobre a infraestrutura do prédio. A direção da escola se defendeu, alegando que não tinha conhecimento de nenhum documento solicitando laudo técnico e que só teve conhecimento da visita das equipes na tarde de ontem (31.01), durante reunião no Ministério Público.
Ao decorrer da vistoria, foram detectados vários problemas estruturais, tais como salas sem acesso à ventilação, fiação exposta, piso trincado, ventiladores com ferrugem e cupins corroendo a grade de madeira do telhado. Uma equipe foi encontrada realizando alguns reparos na infraestrutura, porém, segundo os técnicos presentes, o prédio necessita urgentemente de uma ampla reforma. “Funcionários e alunos correm grandes riscos aqui. Devem ser tomadas medidas urgentes para que o pior não venha a acontecer”, disse o Assessor Técnico do CREA-MA, Engº Civil Antônio Xavier.
Atualmente, o CINTRA é uma das maiores escolas do Maranhão e possui cerca de 7 mil alunos.
Ainda sobre a Escola
O Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA foi fundada no ano de 1994. A escola, anteriormente, era uma das maiores fábricas de tecido da cidade, fazendo parte do pólo industrial têxtil no final do século XIX. Com a falência da fábrica em meados da década de 60, o prédio permaneceu algum tempo abandonado. Desde a inauguração da escola, o prédio não passa por uma reforma massiva na estrutura física.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA