Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INDICADOR DO NÍVEL DE ATIVIDADE DA CONSTRUÇÃO CIVIL MELHOROU EM SETEMBRO, SEGUNDO A CNI

O indicador do nível de atividade da indústria da construção subiu de agosto para setembro, de acordo com dados divulgados hoje (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o indicador passou de 47 pontos para 49,7 pontos, no período, em uma escala de 0 a 100 pontos. Resultados acima de 50 indicam crescimento da atividade.

A sondagem também mostra que o nível de atividade efetivo em relação ao usual, embora ainda abaixo da linha de 50 pontos, aumentou de 43,5 pontos, em agosto, para 46 pontos em setembro.

Para a CNI, outro ponto positivo da sondagem é que a capacidade de operação aumentou de 69%, em agosto, para 70% em setembro. “Há sinais de uma tendência de melhora, indicando que o período mais negativo do ano já passou e o fim de 2013 pode voltar a mostrar crescimento na indústria da construção”, prevê a CNI.

Apesar dessa perspectiva, a sondagem também mostra que, no terceiro trimestre, os empresários do setor continuaram insatisfeitos com os lucros e a situação financeira e enfrentaram dificuldades com o crédito. O indicador de satisfação com a margem de lucro operacional ficou em 46,3 pontos, o de satisfação com a situação financeira alcançou 48,5 pontos, e o de acesso ao crédito, 41,8 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam insatisfação com a situação financeira e com a margem de lucro e dificuldade de acesso ao crédito.

Segundo a CNI, os preços dos insumos e das matérias-primas aumentaram no trimestre. O indicador ficou em 60,4 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que mostra aumento.

Mas, para os próximos seis meses, há otimismo dos empresários. Segundo a confederação, todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses ficaram acima dos 50 pontos.

Para o nível de atividade nos próximos seis meses, o indicador aumentou de 54,2 pontos, em setembro, para 56 pontos este mês; o de novos empreendimentos e serviços subiu de 53,8 pontos para 55,9 pontos; o de compras de matérias-primas passou de 54,2 pontos para 54,7 pontos e o de evolução do número de empregados evoluiu de 52,8 pontos para 54,6 pontos.

 

Data: 24.10.2013

Texto: Agência Brasil

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo