Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

UFMA OFERECE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NOS CAMPI DO CONTINENTE

CURSOS DAS MODALIDADES DO SISTEMA CONFEA/CREA ESTARÃO INSERIDOS

A Universidade Federal do Maranhão divulgou, nesta manhã (07), os novos cursos de graduação que deverão ser implantados nos Campi do continente, a partir do segundo semestre de 2014. Segundo o Reitor Natalino Salgado Filho, as cidades de São Bernardo, Grajaú, Pinheiro, Codó e Bacabal terão novas graduações que, juntas, somarão 500 novas vagas oferecidas a cada semestre, totalizando, ao final de cinco anos, 2 mil e 220 vagas. Estes novos cursos fazem parte da proposta de consolidação dos Câmpus, e já nascem contemplados com recursos para contratação de novos professores e equipamentos.
Assim, o Campus de Bacabal será contemplado com os cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação do Campo, graduações importantes, segundo o reitor, para criar a base necessária para a implantação, a partir de 2015, de um curso de medicina na região, já prevista no planejamento da UFMA e também do MEC. O Campus de Grajaú receberá os cursos de Matemática e Geologia; o de Pinheiro contará com os cursos de Enfermagem e Engenharia de Pesca; e, na Cidade Universitária, em São Luís, será implantado um curso de graduação regular em Libras.
Por sua vez, o Campus de Chapadinha será contemplado com o curso de Engenharia Agrícola e segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, o professor Jocélio Araujo, esse curso servirá para consolidar o CCAA, desenvolvendo as novas tecnologias e contribuindo para a ampliação de novas máquinas agrícolas. Do mesmo modo, Codó ganhará os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia Química e Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia da Computação, e São Bernardo será contemplado com o curso de Turismo. Segundo Natalino Salgado, a implantação desses cursos requer uma boa estrutura e a administração superior está trabalhando para isso.
A Universidade Federal do Maranhão busca, através desse projeto de expansão, desenvolver melhorias nos indicadores de desenvolvimento do Estado do Maranhão, e esses novos cursos tem por finalidade atender a demanda de novos profissionais qualificados para que possam atender as necessidades de mão de obra, prestando serviço à Sociedade Civil. Outro fato debatido foi a preocupação da atual administração da UFMA em desenvolver uma política de permanência, onde todos os discentes da universidade possam ser contemplados. “Estamos criando, dentro da estrutura da UFMA, uma Pró-reitoria de Assistência Estudantil e de Políticas Afirmativas para atender as necessidades dos discentes. Precisamos acompanhar as novas exigências e crescer levando em consideração as necessidades dos estudantes”, disse.

Em: 08.11.2013
Com informações da Ascom/UFMA

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo