Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA

No último dia 14 de dezembro, foi celebrado o dia do engenheiro de pesca. A lei nº 12.820 de junho de 2013, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, institui o dia nacional que homenageia estes profissionais.

O trabalho do engenheiro de pesca tem foco na produção e processamento de organismos aquáticos, como peixes, crustáceos e moluscos. Ele atua nas etapas de criação, reprodução, captura e processamento dos alimentos retirados das águas. Ainda são suas atribuições a pesquisa para novas tecnologias criadoras, transporte e industrialização de produtos do mar; estudo de técnicas de localização de cardumes e análise do potencial pesqueiro de cada região; além do projeto de criadouros de frutos do mar e de água doce.

Ademais, o engenheiro de pesca deve analisar formas viáveis e ecologicamente corretas de exploração, embarcar para realizar o acompanhamento do processo de captura, realizar o controle sanitário do pescado – através da inspeção da qualidade e conservação – e prestar consultoria a empresas de pesca e comunidades de pescadores, visando aumentar a produção.

Na área de administração e economia pesqueira, o graduado pode planejar e atuar na implantação e gerenciamento de empresas pesqueiras. Na aquicultura, o profissional pode promover a maximização e manutenção de cultivos dos mais diversos organismos, marinhos ou de água doce, quer sejam peixes, crustáceos, moluscos, algas e até rãs, aplicando métodos eficientes de criação e reprodução e propondo melhorias para suas instalações.

Em microbiologia do pescado e ambiental pode trabalhar em laboratórios destinados ao controle microbiológico do pescado e do ambiente. Em tecnologia do pescado, pode trabalhar em indústrias pesqueiras atuando na conservação, beneficiamento e industrialização de produtos. Em biotecnologia, desenvolver técnicas utilizando organismos vivos ou partes destes, descobrindo novas moléculas com atividades biológicas para fins biomédicos. Além disso, atua no estudo e conservação dos diversos ecossistemas aquáticos: ambientes de água doce, estuarinos e marinhos, visando à exploração sustentável dos mesmos.

Diante da grande importância destes profissionais, o presidente do Crea-MA, Alcino Araújo, e toda a família do Conselho Regional parabeniza a todos os engenheiros de pesca do Maranhão.

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo