Representantes da Associação Maranhense de Designers de Interiores e Ambientes (AMADIA), estiveram reunidos com o Coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional e Diretor Financeiro do CREA-MA, Eng. Mec / Seg. de Trab. Diego Rosa, para falarem sobre a inserção dos profissionais maranhenses da área ao Sistema CONFEA/CREA.
Com a profissão regulamentada desde 2016, os profissionais de Design de Interiores e Ambientes agora podem ser registrados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA). O registro profissional possibilita a fiscalização da atuação profissional, bem como auxilia na busca por demandas necessárias à categoria.
Para a presidente da AMADIA, a Professora Universitária e Designer de Interiores e Ambientes, Gylnara Almeida, o ingresso dos designers no Conselho era uma necessidade da categoria para o reconhecimento da profissão.
Diego Rosa afirmou que o Conselho está de portas abertas para os profissionais que agora possuem seu ofício homologado. “É uma imensa satisfação para nós recebê-los, profissionais estes, que têm muito a contribuir com a classe”.
De acordo com a resolução 313/86 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o ingresso na modalidade civil, com o título de Tecnólogo em Design de Interiores e Ambientes, permitirá que os designers tenham autonomia para elaborar orçamento, conduzir uma equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção e muitas outras funções que serão baseadas no currículo escolar de cada instituição, além do catálogo do MEC.
Todas as atividades desempenhadas pela classe serão fiscalizadas pela instituição. Além disso, após o registro no conselho, todos os profissionais de Designer de Interiores e Ambientes poderão emitir Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que valida a capacitação técnica e garante a responsabilização do profissional.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA