Bárbara deixa uma dica aos futuros engenheiros o” investimento pessoal para a profissionalização nesta área requer dedicação, vontade de aprender e de construir o que é inovador.
Publicado: 16/08/2021 15:43 – Fonte: Assessoria de Imprensa
Dando continuidade às ações de valorização das engenharias e agronomia da atual gestão do CREA-MA, a estudante do décimo período de engenharia acústica, Bárbara Circe, foi recebida pelo superintendente operacional do Crea-MA e secretário da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac-NE), Eng. Amb. Sergio Silva, e contou um pouco sobre os desafios de ser a primeira maranhense a se graduar nessa área tão importante para a sociedade, mostrando mais uma possibilidade de atuação para os futuros profissionais.
“Ruído, acústica e vibrações são temas que sempre me despertaram interesse. Aliado a isso, a Engenharia Acústica é uma novidade no mercado de trabalho e uma questão de extrema importância para a engenharia como um todo, para o meio ambiente e para a saúde de pessoas expostas à vibrações e ruídos todos os dias.”, disse Bárbara sobre os motivos que a levaram a estudar Engenharia Acústica.
A Engenharia Acústica tem um caráter multidisciplinar por natureza, contando com aplicações em diversas áreas. Engenheiras e engenheiros acústicos podem atuar em projeto de ambientes, monitoramento de ruído e vibrações em indústrias, medições em acústica ambiental, medições de fachada de prédios, medição de ruído aeronáutico, sonorização de ambientes, projeto eletroacústico de amplificadores, fones, microfones e instrumentação de acústica e vibrações em geral, entre outros.
Ao ser questionada sobre como os conhecimentos adquiridos em engenharia acústica contribuirão para a sociedade, a estudante respondeu que “a atuação de engenheiras e engenheiros acústicos serve à saúde da população por meio do monitoramento de trabalhadores expostos a ruídos e vibrações, garantindo também o cumprimento de normas de segurança do trabalho, portanto, uma das atribuições importantes de profissionais da Engenharia Acústica é levar informação à população, de forma que esta possa se proteger ao máximo dos efeitos negativos que ruído e vibrações podem causar”.
Bárbara deixa uma dica aos futuros engenheiros o” investimento pessoal para a profissionalização nesta área requer dedicação, vontade de aprender e de construir o que é inovador. Deve-se trabalhar com ética, responsabilidade e cuidado com o outro, pois sempre estaremos lidando com pessoas nas mais diversas situações, direta ou indiretamente. A escolha de profissionais de acústica e vibrações para atuação nas mais diversas áreas representa também, para além da adequação de projetos em normas e leis, o cuidado com o ser humano e o meio ambiente”.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA