Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sistema integrado de processos éticos é tema em reunião entre coordenadores

Na ocasião participaram da reunião, o Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MA, Eng. Civ. Luis Hadade e o Procurador-chefe do CREA-MA, Aécio Bezerra.

Publicado: 16/08/2021 15:26 – Fonte: Assessoria de Imprensa

Uma base de dados de jurisprudência de penalidades e processos éticos em geral: esse é um dos objetivos da criação do sistema integrado de processos éticos do Sistema Confea/Crea e Mútua, a ser desenvolvido pelo Confea ainda em 2021. O projeto é tema de um dos grupos de trabalho da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE) e teve seus andamentos apresentados no dia 21 de julho. Na ocasião participaram da reunião, o Coordenador da Comissão de Ética do CREA-MA, Eng. Civ. Luis Hadade e o Procurador-chefe do CREA-MA, Aécio Bezerra.

 

De acordo com o assessor da Comissão de Ética do Crea-PR, eng. quím. Paulo Markovicz, o sistema substituirá uma planilha que os coordenadores utilizam, onde informam sobre a tramitação dos processos, sobre a quantidade de casos de cancelamento de registro e de censura pública, entre outras informações. “Formaremos uma base de dados de profissionais penalizados que poderá ser consultada em qualquer regional”, completou.

 

A coordenadora nacional da CNCE, eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim, pontuou que um banco de dados de jurisprudência será fundamental para o trabalho dos conselheiros no relato de processos. “É importante ressaltar que esse sistema não será aberto ao público. Os processos éticos têm sigilo e só se torna público depois de transitado em julgado”, ressaltou.

 

O coordenador da Comissão de Ética do Paraná, eng. civ. Itamir Montemezzo, relatou sobre duas reuniões com a área de Tecnologia da Informação do Confea em que os detalhes foram discutidos. “O Confea vai nos emprestar a expertise para que possamos fazer essa unificação dos dados”. A coordenadora destacou que a iniciativa visa à uniformização dos procedimentos e das ações entre os Creas.

 

Montemezzo e Markovicz participam do grupo de trabalho que trata do sistema integrado. A CNCE se dividiu em grupos para dar conta do plano de trabalho de 2021. Nesta quarta-feira, os grupos apresentaram os andamentos dos trabalhos durante reunião de alinhamento, realizada virtualmente. Os coordenadores das Comissões de Ética dos Creas voltam a se reunir em 8 de setembro, em Florianópolis (SC), quando realizam sua 3ª Reunião Ordinária.

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo