Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Debate sobre Cidades Inteligentes pauta reunião da Civil.

Publicado: 09/12/2020 13:08 – Fonte:

Foi realizada na semana passada, em Brasília (DF), a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). Coordenada pelo eng. civ. Rogério de Carvalho, os coordenadores presentes, inclusive virtualmente, discutiram a promulgação da Resolução 1121/2019, a Educação a Distância (EaD) e a análise curricular sob a ótica das Novas Diretrizes Curriculares de Engenharia (DCNs).

Do Maranhão, participou o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Geologia e Minas do Crea-MA, o eng. civil  Ranyelle Ricardo Santos.

 

Já o segundo dia, na quarta-feira (02), foi aberto com a palestra: “Como o profissional da Engenharia pode contribuir para Cidades Inteligentes?”, ministrada pela geógrafa Grazielle Carvalho.  Segundo a palestrante, “a Cidade Inteligente é humana, eficiente, sustentável (baseada no tripé: economia, sociedade e meio ambiente) (previsto inclusive no Estatuto da Cidade), que vai para além de um mandato, envolve médio e longo prazo”.

 

De acordo com Carvalho, as Cidades Inteligentes devem injetar U$ 2,5 trilhões na economia para implementar as inovações. “Acabamos de passar por uma eleição, este é o momento de contribuirmos para as políticas públicas, o que inclui as Cidades Inteligentes. O profissional da engenharia é quem tem de ajudar esses gestores a entender a cidade que eles vão receber em 1º de janeiro e a cidade que querem entregar em 31 de dezembro de 2024. Nós, do Sistema Confea/Crea, temos de atuar como agentes de inovação, pois são 5.570 municípios com, pelo menos, um profissional da engenharia. Precisamos criar uma rede de consultores e gestores inteligentes”, defendeu Grazielle. Confira a apresentação.

 

Em 2019, o Governo Federal lançou o Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes Sustentáveis, com o objetivo de definir indicadores e metas e impulsionar a transformação dos municípios brasileiros em cidades inteligentes. A consolidação desse novo conceito de gestão pública será coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic), órgão designado pela Presidência da República para organizar e liderar a Câmara Nacional de Cidades Inteligentes, que será responsável por reunir e congregar os interesses dos demais ministérios e setores representativos da sociedade no que tange ao desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

 

Grazielle Carvalho, que já foi conselheira do Crea-MG, é autora do livro “Cenários Futuros para Cidades Inteligentes”, que discute as potencialidades e limitações dos métodos de análise espacial e modelos de simulação de paisagem na construção de Cidades Inteligentes.

FONTE: SITE DO CONFEA.

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Pular para o conteúdo