O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão, o engenheiro agrônomo, Antônio de Pádua Angelim, será o entrevistado da edição deste domingo do programa Crea é Notícia, na Rádio Educadora, às 9h.
Na oportunidade, serão apresentadas as ações desenvolvidas pelo Conselho através da Câmara Especializada de Agronomia, que vem impedindo o exercício ilegal da profissão por parte de leigos com fiscalizações permanentes, além de observar também a participação de profissionais legalmente habilitados em obras e serviços, obedecendo aos preceitos éticos e ambientais.
Na outra ponta das ações de fiscalização, as empresas que realizam atividades de agronomia também são examinadas pela Câmara. São analisados, entre outros aspectos, se estão com registros atualizados no Crea-MA e se assinam a respectiva anotação de responsabilidade técnica, a ART.
Comemoração – No Brasil, a Engenharia Agronômica teve início com o decreto 23.196/33 de Getulio Vargas, que regula o exercício da profissão agronômica e dá outras providências, tornando a agronomia, a primeira profissão tecnológica a ser regulamentada por decreto no país. Vale destacar, que este decreto nunca foi revogado e que é o principal instrumento que dá atribuições aos Engenheiros Agrônomos.
Outro passo importante para a categoria foi o Decreto-Lei nº 9.585/46, do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que concede o título de Engenheiro Agrônomo aos profissionais diplomados por estabelecimento de ensino superior de Agronomia.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA