Dando continuidade à programação da 78ª Soea, na manhã desta quinta-feira (10/8), o comunicador e engenheiro civil Marcelo Tas trouxe uma palestra inspiradora e enriquecedora sobre inovação e criatividade na era digital. Com sua experiência, Tas destacou a importância de se adaptar às mudanças rápidas que a tecnologia traz consigo.
Durante sua apresentação, ele abordou como a criatividade se tornou uma habilidade fundamental em um mundo cada vez mais digitalizado. Discutiu como as tecnologias têm impactado nossas vidas, e como os profissionais, incluindo engenheiros, agrônomos e geocientistas, podem explorar esse cenário para promover soluções inovadoras.
“A engenharia para mim é uma ciência capaz de resolver problemas de um jeito muito particular. O engenheiro é capaz de olhar para um problema e fatiar ele em pedaços, como diz o tema da 78ª Soea, é algo estratégico para a soberania, de uma cultura, de uma nação”, disse Tas.
A palestra também ressaltou como a colaboração e o compartilhamento de ideias são facilitados pela era digital. Através de exemplos práticos e histórias inspiradoras, Marcelo Tas mostrou como a inovação pode ser impulsionada pela diversidade de perspectivas e pelo trabalho em equipe. “Hoje você vê essa diversidade tomando conta da engenharia, o quanto que a diversidade de raça, de credos, de gênero, de classe social, significa também criatividade, melhores olhares, e olhares diversos favorecem as soluções dos problemas”.
Ao falar de tecnologia Marcelo Tas ainda refletiu sobre o desafio para a engenharia frente a era da inteligência artificial em que estamos inseridos, uma vez ela acelera bastante todos os processos anteriores. “Vejo muita gente apavorada com esses cenários que são criados e podem acabar perdendo o melhor que existe, que é descobrir como que essas ferramentas já estão sendo utilizadas e podem nos ajudar a fazer as atividades de uma forma melhor, mais sustentável, com criatividade e, principalmente com uma democratização do uso dessas ferramentas”, pontuou Tas.
O palestrante afirma que se adaptar às constantes inovações, saber se comunicar de maneira assertiva e também ser um bom ouvinte é de extrema importância quando se trata da aceleração das mudanças ocorridas no mundo digital. “Olha, se eu puder deixar um conselho, é praticar o verbo ‘ouvir’, nós vivemos em uma era de muito ruído, muita informação disponível, então, você tem que calibrar o seu ouvir, você tem que não só escolher o que você ouve, mas como você ouve, com que tempo você ouve, e decide onde e com quem passar o tempo que você tem para conhecer, para trocar, principalmente conhecimento, estamos em uma era de colaboração, então não tem ninguém que seja capaz de construir coisas sozinho, tem que ser em colaboração, por isso, ouvir é muito importante”, afirma o comunicador.
Em suma, a palestra de Marcelo Tas na 78ª Soea trouxe uma visão empolgante sobre como a inovação e a criatividade podem ser alavancadas na era digital, oferecendo insights valiosos para profissionais de diversas áreas, incluindo engenheiros, agrônomos e geocientistas, que buscam se adaptar e prosperar no cenário tecnológico em constante evolução.
Abigail Cardoso (Crea-MA)
Edição: Beatriz Leal (Confea)
Equipe de Comunicação da 78ª Soea
Fotos: Studio Feijão e Lentilha
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA