O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão adotou novo modelo de fiscalização, que descaracteriza o estilo policialesco e privilegia o entendimento. Na opinião dos fiscais, a abordagem orientativa facilita o relacionamento entre fiscalizadores e fiscalizados. A experiência foi testada em duas ocasiões recentes: na VALE e na EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária).
A primeira avaliação do novo processo foi feita na sexta-feira 13 de novembro, em reunião na sede do Conselho. Técnicos do CREA-MA e da multinacional brasileira fizeram balanço preliminar da fiscalização itinerante e concluíram pela aprovação do modelo. Foram estabelecidos prazos para a correção das falhas identificadas no cumprimento da legislação pertinente.
Participações – A VALE foi representada pelo diretor institucional Dorgival Pereira, o gerente técnico Fernando Coan e os engenheiros masters Alberto Martins e Ulysses Nascimento. Pelo CREA-MA participaram a superintendente Rita Neiva, o assessor técnico Geraldo Muniz e o fiscal José Ribamar Kzan.
Antes, as duas instituições tinham fixado calendário de fiscalização para obras em andamento na área da VALE no Maranhão. A empresa relacionou os projetos em andamento no Sistema Norte, destinados a ampliar a capacidade de produção, estocagem e embarque. As obras acontecem no Terminal Ferroviário da Ponta da Madeira, Terminal Marítimo Ponta da Madeira e Estrada de Ferro Carajás. Coordenam as negociações o presidente do CREA-MA, Cleudson Campos de Anchieta, e o diretor de Projetos da VALE, Adriano Mansk.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA