Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Integrantes do GT 5G participam de workshop da TelCom

Publicado: 17/07/2023 10:55 – Fonte: Assessoria de Comunicação CONFEA

O Confea participou, na última quinta-feira (6/7), do workshop para discussão da “Infraestrutura de Telecomunicações para o 5G” realizado pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp). Durante o evento, o Confea teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos, experiências e perspectivas técnicas com os demais participantes, fortalecendo o diálogo e a cooperação entre empresas de telecomunicações, fabricantes de equipamentos, acadêmicos e pesquisadores. O conselheiro federal e coordenador do Grupo de Trabalho 5G do Confea, eng. eletric. Jorge Bitencourt, participou da abertura dos trabalhos, e os especialistas que integram o GT palestraram sobre diversos temas.

 

O engenheiro eletricista Rogerio Moreira Lima, que também é coordenador nacional adjunto da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica (CCEEE), apresentou o tema “Exercício Profissional em Telecomunicações, Nova Lei de Licitações, Compliance e Mitigações dos Riscos nas atividades envolvendo Operadoras, Empresas Competitivas e ISPs. O especialista abordou o risco e alertou para o potencial lesivo coletivo das atividades da Engenharia de Telecomunicações quando executadas por leigos ou maus profissionais. “Existe, por parte do Sistema Confea/Crea todo um trabalho em realizar ações de fiscalização que evitem ou minimizem os sinistros e desastres, visando à garantia da incolumidade pública”, disse Lima.

 

Por sua vez, o CEO da Vitale Consultoria e membro do GT 5G do Confea, eng. eletric. Marcius Vitale, palestrou sobre “Infraestrutura – Crítica de Telecomunicações – Ações para a implementação de melhorias da infraestrutura para atendimento as necessidades do 5G”. O especialista apresentou dados precisos sobre a situação atual da infraestrutura aérea e subterrânea de cabos de telecomunicações instalados em todo o Brasil. “Devido à sensibilidade desse tema para o sucesso da implantação do 5G no país, é crucial adotar várias medidas que poderão minimizar os problemas atualmente identificados na infraestrutura existente. Além disso, é de extrema importância desenvolver soluções específicas que possam ser implementadas nos próximos anos”, alertou Vitale. Além disso, ele ressaltou a importância do compartilhamento da infraestrutura entre os diversos atores envolvidos nos projetos com a adoção de novas técnicas de compartilhamento.

 

Para o conselheiro federal e coordenador adjunto do GT 5G, eng. eletric. Genilson Pavão, durante o evento, o Confea pode destacar a importância da formação e capacitação dos profissionais da engenharia para lidar com os desafios apresentados pelo 5G. “O avanço tecnológico exige um contínuo aprimoramento dos conhecimentos e habilidades dos engenheiros e o Confea pode incentivar o investimento em educação e treinamento nessa área”, defendeu.

 

Pavão ainda destacou a preocupação com a infraestrutura necessária para o 5G. “O Confea pode abordar questões relacionadas à instalação de antenas, planejamento urbano, segurança cibernética e resiliência das redes. A participação ativa do Confea nesse debate contribui para o estabelecimento de diretrizes que promovam um desenvolvimento sustentável e equilibrado”, finalizou o conselheiro.

 

A participação do Confea, por meio do grupo de trabalho, no evento de telecomunicações sobre a infraestrutura do 5G é de extrema importância para o desenvolvimento nacional. O 5G representa uma revolução nas comunicações, com potencial para impulsionar setores-chave da economia e melhorar a qualidade de vida da população.

 

Sobre o GT
O Grupo de Trabalho 5G, que está sob a supervisão da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap), é coordenado pelo eng. eletric. Jorge Luiz Bitencourt da Rocha e o eng. eletric. Genilson Pavão Almeida é o coordenador adjunto. Ainda integram o grupo os especialistas: o eng. eletric. Marcius Butti Vitale, o eng. eletric. Rogerio Moreira Lima e o eng. eletric. Leonardo Henrique Gonsioroski Furtado da Silva.

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Crea-MA lança curso gratuito de Topografia com Dones no programa Crea Qualificando de Outubro

O Crea Maranhão anuncia mais um curso pelo programa Crea Qualificando, desta vez será “Topografia com Drones”. Esta é uma…

Sorteios movimentam o estande da Mútua em Salvador

Gustavo Freitas, da Mútua, com o ganhador Carlos Alberto A 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) está…

Pular para o conteúdo