Para maior segurança na oferta de alimentos de origem vegetal oferecido aos consumidores, a partir das cadeias produtivas locais, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária AGED-MA) negociam assinatura de convênio.
O acordo unirá as duas instituições na fiscalização da emissão de receituários agronômicos e venda de agrotóxicos. “Queremos aprimorar o trato de nossas culturas e orientar convenientemente os nossos agricultores, preparando-os para elevar a qualidade dos gêneros que cultivam”, explicou a engenheira agrônoma e superintendente do CREA-MA, Rita de Cássia Cunha.
Objetivos – Para o engenheiro agrônomo Roberval Raposo Júnior, diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da AGED-MA, “esta parceria é fundamental para a segurança alimentar e da saúde pública, objetivos que nossa Agência cumpre no campo da vigilância alimentar”.
Eles, juntamente com as engenheiras agrônomas Keyla Carvalho e Edmara Pereira, dos quadros da AGED, estiveram em Campos do Jordão (SP), participando do 15° Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos (ENFISA). Nele foram abordadas ações fiscalizatórias que garantem a exclusão do mercado de produtos não-conformes, ilegais e/ou contrabandeados.
Também discutiram medidas destinadas à adoção de práticas responsáveis de comercialização, aplicação e destinação de embalagens vazias. “A fiscalização de agrotóxicos e afins é crucial para assegurar a idoneidade dos produtos utilizados no manejo das culturas vegetais e a qualidade dos gêneros alimentícios delas decorrentes”, concordaram as duas agrônomas da AGED.
Na comitiva maranhense estavam, ainda, o engenheiro agrônomo José Nunes Oliveira, coordenador da Câmara de Agronomia do CREA-MA e a engenheira agrônoma da AGED e representante do ENFISA Regional Nordeste Filomena Carvalho que é uma das responsáveis pelo trabalho sobre agrotóxicos realizados no Maranhão.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
98 2106.8303
Atendimento CREA-MA