Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Berilo Macedo participa de audiência de conciliação sobre monumentos de São José de Ribamar.

01 de outubro de 2019.

audiencia concilia concha

     O presidente do Crea-.MA, Berilo Macedo, participou na semana passada de audiência de conciliação que tratou da interdição da Concha Acústica e da estátua de São José de Ribamar. A sessão foi promovida pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha entre o Ministério Público, Estado do Maranhão, Prefeitura de São José de Ribamar e Paróquia de São José de Ribamar.

     No acordo, as partes requeridas se comprometeram a manter interditados, desde ontem, os monumentos, até que seja realizada a restauração com aprovação de todos os órgãos públicos competentes.

    Berilo Macedo, que estava acompanhado do Chefe da Assessoria Jurídica do Crea-MA, Gerado Praseres, explicou que, antes deste acordo, o Conselho já tinha participado de duas reuniões com a Prefeitura de São José de Ribamar e a Paróquia de São José de Ribamar no sentido de avaliar as condições existentes da concha acústica. “Em fevereiro deste ano nós fizemos uma vistoria na concha e apontamos a necessidade de realização de manutenção na estrutura do monumento”, explicou o presidente.

concha e estatua ribamar

    O acordo, firmado durante audiência presidida pelo juiz Douglas de Melo Martins, é resultado de ação civil pública promovida pelo Ministério Público Estadual, tendo como requeridos o Estado do Maranhão, a Prefeitura de São José de Ribamar e a Paróquia e Santuário de São José de Ribamar. A ação baseia-se no Procedimento Preparatório nº 18/2019–PJE/SJR, instaurado na 1ª Promotoria de Justiça Especializada de São José de Ribamar, após detectar fissuras na Estátua do Padroeiro do Maranhão, situada no Município de São José de Ribamar, bem como na Concha Acústica, que integra o patrimônio da Paróquia e Santuário do Município de São José de Ribamar.

    Os festejos, finalizados neste domingo (29), ocorreram sob efeitos do acordo feito entre MP e as partes requeridas na Vara de Interesses Difusos e Coletivos, haja vista que foram adotadas algumas medidas de proteção, como reforço na fixação da cobertura da concha, tudo após inspeção da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. “Os festejos de São José de Ribamar, que este ano tiveram como tema a proteção da Amazônia, foram realizados após este acordo, visando à segurança de todos, bem como o direito à liberdade religiosa e à cultura. Foi um esforço de todos”, finalizou o juiz Douglas Martins.

* Com informações do site do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Pular para o conteúdo