Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

COLÉGIO DE PRESIDENTES DEBATE RESOLUÇÃO 1.024/2009 E ENCAMINHA PROPOSTAS PARA O CONFEA

A Resolução n° 1.024, de 21 de agosto de 2009, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) determina a adoção obrigatória, por parte de todos os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua, do Livro de Ordem, documento que deve conter todas as informações referentes ao exercício profissional. Apesar da regulamentação, a medida ainda não é amplamente utilizada pelos profissionais. Nesse sentindo, para auxiliar o cumprimento da legislação, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e anfitrião, José Mário Cavalcanti, propôs o debate sobre a utilização do Livro de Ordem dentro da 5ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema, iniciada na segunda-feira (27).

Para apresentar as inovações propostas pelo Crea-PE, José Mário convidou o assessor de Planejamento da Presidência, engenheiro civil Romildo Cavalcanti. Em sua fala, Cavalcanti destacou a importância do Livro de Ordem. “O documento deve funcionar como uma garantia do serviço bem executado do profissional. É mais uma maneira de assegurar a qualidade do serviço prestado à sociedade e a segurança”, explica.

De acordo com o assessor, o que explica a não adoção do Livro de Ordem são uma série de dificuldades. “Temos grandes problemas para fazer com que o profissional adote o hábito do Livro de Ordem. Entre elas, o custo da impressão, a logística de distribuição, a superposição de modelos existentes, o arquivamento, entre outros”, afirma. Na opinião de Cavalcanti é preciso repensar o modelo sugerido pela Resolução n° 1.024/2009.

Nesse sentido, o modelo sugerido por Romildo Cavalcanti é a adoção do Livro de Ordem Online. “Se utilizarmos a plataforma na web, como já fazemos com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), podemos ganhar mais agilidade e segurança no processo”. Ele ainda explica que a ideia é disponibilizar o link com o documento no site dos Conselhos e seguir um procedimento semelhante ao da ART, sendo liberado após o pagamento da Anotação”, explica Cavalcanti.

O presidente em exercício no Crea-MA, o eng° agrônomo Antônio de Pádua Angelim, participou da 5ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema, encerrada ontem, 29.

Rui Gonçalves (ASC do Crea-PE)

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Pular para o conteúdo