Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comissões de Ética se reúnem na sede do Confea.

23 de maio de 2019.

foto 1

    Com uma mesa comandada pelos engenheiros Flávia Roxin, engenheira civil, e Alexandre Pastana, engenheiro eletrônico, respectivamente coordenadora e coordenador adjunto da Comissão de Ética, e Fernando Luis de Almeida, engenheiro eletricista, a abertura dos trabalhos da 2ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética (CNCE), na manhã da segunda-feira (20), na sede do Confea, em Brasília, contou com a participação do conselheiro federal Ronald Monte Santos, engenheiro mecânico, que em nome do conselho federal deu as boas-vindas aos participantes, vindos dos 26 estados e do DF.

    Ele também alertou para a importância da Resolução 1099, de 2017, que trata do cancelamento de registro profissional por má-conduta pública, escândalo ou crime infamante, depois de obedecidos os prazos e oportunidades para que o profissional envolvido preste seus esclarecimentos. Para Ronald, conselheiro federal,“a consulta e o uso correto da Resolução vão melhorar a prestação dos serviços à sociedade pelo Sistema Confea/Crea”.

    Para o coordenador da Comissão de Ética do Crea-MA, o engenheiro mecânico Nelson Cavalcanti, que participou da reunião, a resolução é uma ação que precisa ser adotada, principalmente levando em conta os diversos escândalos de repercussão nacional. “É preciso um extremo cuidado na perfeição dos processos de ética”, ressaltou o conselheiro Nelson.

    Durante os três dias do evento, os participantes da reunião trataram de temas como a atualização do Manual de Procedimentos para a Condução dos Processos de Ética Profissional, a elaboração e o encaminhamento à Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), do Confea, de uma planilha contendo os processos de infração ao Código de Ética e ao art. 75 da Lei 5.194, de 1966, que estabelece o cancelamento do registro por má-conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

    Outros temas como a agilização da tramitação de propostas dentro da coordenadoria e a criação de um banco de dados nacional contendo informações sobre processos ético-disciplinares também estiveram em debate.


 

 
 

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Pular para o conteúdo