A estrutura da Barragem do Bacanga sofreu, esta semana, rompimento de grau elevado, confirmando a expectativa constatada quando da vistoria realizada por órgãos de engenharia e meio ambiente e profissionais do setor a 28 de agosto. O conjunto está comprometido pela falta de manutenção periódica ao longo dos mais de 40 anos de existência da obra.
O rompimento foi constatado pela equipe de técnicos do CREA-MA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), alertada por líderes comunitários de bairros ameaçados de alagamento, caso o rompimento tenha elevada suas proporções. A superintendente do conselho, engenheira agrônoma Rita de Cássia Neiva Cunha, e os engenheiros Wesley Assis (mecânico), Geraldo Lago Filho e César Rafael (civil) avaliaram os riscos de um rompimento maior.
Alagamento
Os profissionais foram surpreendidos em meio à elaboração de laudo da visita de há duas semanas na parte que coube ao conselho. A situação crítica das comportas narrada com rigor técnico – ameaça alagar os bairros Vila Embratel, Coroadinho e Sá Viana, podendo estender-se a outras áreas densamente habitadas da região.
As constatações e os dados constantes do laudo da vistoria e da visita técnica quando do rompimento integrarão documentos que serão apresentados e analisados em reunião de profissionais e órgãos públicos e privados comprometidos com a obra. O encontro reunirá membros de conselhos públicos e comunitários envolvidos com infraestrutura e meio ambiente. Esperam todos fixar um plano de metas para prevenir uma grande tragédia urbana.
Manutenção
Ao observar o quadro, profissional engenheiro que preferiu não se identificar, comentou: Uma edificação é planejada e construída para atender seus usuários por muito tempo. Para garantir este uso necessário se torna a prática constante da manutenção. Se assim não for procedido, a longevidade útil do conjunto estará comprometida.
Ele complementa seu raciocínio alertando que ?com o passar dos anos registra-se o envelhecimento da estrutura instalações e equipamentos , obrigando a procedimentos de manutenção e prevenção do bem. Ele conclui que essa providência é que garantirá a segurança, o conforto e o respeito ao investimento do empreendimento. E alertar: Estes serviços exigem empresa e profissionais habilitados com o tipo de estrutura.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA