Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica

Durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA em Cuiabá, o CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica.

 

Publicado: 16/08/2021 14:12 – Fonte: Assessoria de Imprensa

Durante a 3ª reunião do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA em Cuiabá, o CREA-MA teve pela 1ª vez representante na Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica. A apresentação ficou sob a responsabilidade do eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, atual Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA, e teve como objetivo reforçar a importância da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nas instalações elétricas, alertando para os perigos provenientes da MP 1040/21, art. 37 que revoga a obrigatoriedade da ART para instalações até 140 kVA.

 

A dispensa da Anotação de Responsabilidade Técnica traz consigo alguns perigos: dificultará a identificação e fiscalização do responsável das instalações elétricas à medida em que a ART delimita as responsabilidades e determina claramente se o profissional executou uma reforma completa ou algumas correções na obra.

 

Também apresenta riscos na parte elétrica considerando que a partir de 0,03 amperes já existe risco de fibrilação cardíaca e a partir de 0,5 amperes risco de parada cardíaca, demonstrando o risco da eletricidade e da importância de um profissional com a devida qualificação técnica e formação profissional para garantir a segurança das instalações elétricas.

 

Durante a apresentação o Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Coordenador Regional da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-MA, eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, também alertou sobre os riscos da revogação do Salário Mínimo Profissional (SMP) que abre espaço para irreversível desvalorização profissional, aumentando o acobertamento e os possíveis casos de negligência, imprudência ou imperícia grave na engenharia.

Concurso do Crea Maranhão: 27 vagas para São Luís e mais 13 municípios

O certame prevê vagas para fiscais de nível superior, como parte do compromisso da atual gestão do Conselho   Da…

Em dia com o CREA: Condições Especiais de pagamento da anuidade 2025

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) deu início a campanha de pagamento das anuidades de 2025,…

Confea, Crea-TO e Crea-MA se mobilizam para esclarecer incidente na Ponte JK

Da Redação São Luís, 23 de dezembro de 2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre Maranhão…

CREA-MA apoia engenheiros maranhenses no I Prêmio Nacional Universalizar da AESBE

Evento organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento destaca iniciativas no setor de saneamento básico. O Crea Maranhão,…

Pular para o conteúdo