Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes).
Publicado: 16/08/2021 12:21 – Fonte: Assessoria de Imprensa
Na reunião do Grupo de Trabalho Cidades Inteligentes do Crea-MA, nesta terça, 11, o Mestre em Engenharia Elétrica, Eugênio Medeiros, apresentou exemplos de cidades no mundo com prioridades nas tecnologias da informação e comunicação, bem como na preservação do meio ambiente.
Em Hainan, na China, os condomínios residenciais implantaram o Jardim de Reuso de Água para reutilizarem a água que sai dos esgotos (efluentes). “Cidades Inteligentes atraem investimentos e pessoas de alta qualificação”, alertou o engenheiro.
A cada reunião do GT Cidades Inteligentes, um membro apresenta um tema para troca de experiências. Neste encontro online, além da coordenadora, eng. eletric. e conselheira Catterina Dal Bianco, e do painelista, eng. eletric. Eugênio Medeiros, participaram os engenheiros eletricistas Rogério Moreira Lima, coordenador da Câmara Especializada de Elétrica do Crea-MA, Patryckson Santos, ambos conselheiros, e Maurício Oliveira, além do superintendente operacional do Crea-MA, eng. amb. Sérgio Silva.
Eugênio Medeiros, apontou problemas e lições extraídos dos projetos. Confira:
PROBLEMAS
Ausência de planejamento a médio e longo prazo
Ações descontinuadas
Falta de gestão
Formação técnica inadequada
LIÇÕES APRENDIDAS
Os projetos são políticos, e não técnicos
O sucesso depende dos prefeitos, em primeiro lugar
A preservação depende do engajamento da população
Dependem de equipe técnica dedicada
Transformação digital dos serviços
Cada município deve inventar seu próprio percurso
Mais sobre CIDADES INTELIGENTES
De acordo com a “Carta Brasileira para Cidades Inteligentes”, publicada em 2019 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e Ministério das Comunicações, com participação de cerca de 200 pessoas da sociedade em geral, são cidades:
– comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural.
– que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede
– promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas
– que utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA