Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Justiça acata ação do CREA-MA e determina adequação de salário de engenheiro em concurso de Feira Nova-MA

Publicado: 17/01/2022 12:53 – Fonte: Assessoria de Comunicação CREA-MA

A Justiça Federal do Maranhão julgou procedente o pedido à classe dos profissionais de engenharia após o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) ingressar com uma Ação Civil Pública na qual pleiteou a retificação do salário previsto no Edital 001/2020 do Concurso do Município de Feira Nova (MA) para o cargo de engenheiro civil atendendo a Lei Federal 4.950-A. A decisão da juíza Ana Cláudia Neves Machado foi expedida no dia 09 de janeiro de 2022, pela Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Balsas-MA.

 

Na ocasião o Procurador do CREA-MA, Heron Garcez, argumentou que o valor indicado no edital como remuneração fere o piso nacional para a categoria exposto nas leis federais nº 5.194/66 e 4.950-A/1966, que estabelece valor mínimo de seis vezes o maior salário mínimo vigente no país.

 

A juíza informou que a administração pública da Prefeitura não atendia aos princípios da legalidade no concurso, uma vez que a remuneração para a função de engenheiro civil no edital foi estabelecida em R$ 1.927,80 (um mil, novecentos e vinte e sete reais e oitenta centavos) a serem pagos por 30 (trinta) horas semanais de jornada de trabalho. Desta forma, foi determinado que a prefeitura da Feira Nova retificasse o edital do concurso para o piso salarial da categoria em R$ 6.270,00 (seis mil, duzentos e setenta reais) por 40 (quarenta) horas semanais.

 

A ação é oriunda do trabalho em conjunto realizado pela Superintendência de Fiscalização e Assessoria Jurídica do CREA-MA, com monitoramento dos processos seletivos, concursos, anúncios de empresas privadas, através de ferramentas eletrônicas, analisando o cumprimento do piso salarial da categoria. É o CREA-MA trabalhando pela valorização profissional.

 

Confira a matéria completa no nosso site www.creama.org.br

Sentença Tipo B_FEIRA NOVA DO MARANHÃO

Edital 04.2020_FEIRA NOVA DO MA_ADEQUAÇÃO AO PISO SALARIAL DO ENGENHEIRO

 

#creamaranhao #todospelocreamaranhao #confea #mutua #valorizacaoprofissional #fiscalizararasalvarvidas #somostodosfiscalizacao

Abril Verde: CREA-MA realiza evento em alusão ao mês da saúde e segurança do trabalho

Abril Verde é o mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. A técnica de segurança do trabalho, e…

Grupo de Trabalho (GT) realiza reunião com Serviço Móvel Pessoal (SMP) do CREA-MA para debates da implantação da tecnologia 5G no Brasil

Após a aprovação da prorrogação do Grupo de Trabalho Serviço Móvel Pessoal (SMP) até outubro deste ano, decidida na 2ª…

Janeiro Branco: Crea Maranhão promove palestra sobre saúde mental

Publicado: 31/01/2024 08:34 - Fonte: Na última quarta-feira, 24, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) promoveu…

Posse da nova diretoria e conselho marca a 1ª Plenária do Crea Maranhão em 2024

Publicado: 22/01/2024 11:12 - Fonte: Assessoria de Comunicação do CREA-MA Na noite da última terça-feira, 16, ocorreu a primeira Reunião…
Pular para o conteúdo