24 de maio de 2019.
Com a participação dos representantes de Câmaras Especializadas de Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todos os estados brasileiros, teve início na manhã desta quarta-feira (22/5), a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO). Além dos representantes regionais, a abertura contou com a presença do coordenador da Câmara de Agronomia de Goiás, Eng. Agr. Márcio de Jesus Guimarães Resende, do presidente do Crea-GO, Eng. Agr. Francisco Almeida, do coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, e convidados. A reunião ocorre até a próxima sexta-feira, dia 24, sempre das 8h30 às 18h, no Plenário do Crea-GO, em Goiânia.
A mesa diretiva da abertura da reunião foi composta pelos engenheiros José Reis, José Carlos Pacheco, Kleber Santos, Francisco Almeida e Márcio Resende. Na abertura, o presidente do Crea-GO agradeceu a presença de todos e mostrou os avanços do Regional goiano nas atividades ligadas ao setor agropecuário e ressaltou: “o Conselho possui convênios com órgãos das esferas municipal, estadual e federal com o objetivo de fiscalizar a atividade profissional. Mudamos o foco do Crea cartorial e arrecadador e redirecionamos para a fiscalização in loco, cobrando efetivamente a presença dos profissionais em campo. Estamos fazendo uma revolução em Goiás”.
Para o coordenador da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MA, o engenheiro agrônomo Airton Antelmo de Sousa, a reunião foi muito proveitosa para a classe agrônomica, tendo em vista os temas tratados que são de grande relevância. “Discutimos sobre o Manual de Fiscalização, Conselho Federal do Técnico Agrícola, receituário agronômico”, destacou Airton de Sousa.
Já o coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, reforçou que o evento tem como objetivo padronizar opiniões e discutir sugestões para aprimorar a fiscalização da agronomia realizada em todo o país, levando em consideração as especificações e dificuldades de cada região.
O Eng. Agrº José Reis, ex-conselheiro do Crea-GO, vice-presidente da região Centro-Oeste da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB) e atual presidente da Associação do Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago) participou da abertura como convidado e endossou a fala do presidente Francisco Almeida. “Já fui coordenador nacional da CCEAGRO e eu acredito que esta Coordenadoria é um importante fórum de discussão dentro do Sistema Confea/Crea”. O coordenador da Câmara de Agronomia de Goiás, Eng. Agr. Márcio Resende, também agradeceu a presença de todos e ressaltou que o Crea-GO vai apresentar as novidades para que os coordenadores de câmaras regionais possam replicar nos estados de origem. “Também vamos discutir sobre EaD, rastreabilidade de produtos vegetais, fiscalização nas escolas de Agronomia, receituário agronômico entre outros assuntos”.
O coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, priorizou alguns assuntos no primeiro dia de reunião. “Entre os assuntos da pauta os coordenadores das CREA's discutiram o levantamento dos processos em andamento no Confea de ações judiciais sobre resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Federal de Biologia (CFBio); o acordo de cooperação com a Sociedade Americana de Agronomia; os GTs de Rastreabilidade e Assistência Técnica e Crédito Rural; e o Congresso Brasileiro de Agronomia 2019”.
Todos os participantes das CEAgros presentes na reunião fizeram relatos sobre prioridades em cada Câmara. Na fiscalização, a coordenação da CCEAGRO apresentou o resultado do levantamento feito em todos os Creas sobre processos de auto de infração por acobertamento profissional. Também foi aprovada as diretrizes para o trabalho das CEAgros, inclusive de fiscalização sobre crédito rural e atividades profissionais.
A instalação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas também foi discutida. A CCEAGRO avaliou que o novo Conselho deverá ser instalado somente após a eleição. Foi analisada ainda as dificuldades de sustentabilidade financeira do futuro Conselho. Enquanto a instalação não ocorre, as CEAgros devem continuar recebendo todos os processos relacionados aos técnicos agrícolas ou agropecuários. Por fim, as CEAgros discutiram ações para reforçar as atribuições exclusivas dos Agrônomos.
Fonte: Site do Crea Goiás.
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA