O Eng. Agr. Gregori Ferrão, Conselheiro do CREA-MA, teve artigo publicado em revista internacional, com o título “A expansão da soja impacta na matéria orgânica do solo no leste maranhense”. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com a equipe da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade de São Paulo (USP).
Recentemente, a região leste do estado do Maranhão (Nordeste do Brasil) tornou-se um hotspot de mudança de uso da terra (MUT) diretamente da vegetação nativa para o cultivo de soja, mas devido às características do solo, esta MUT tem causado uma redução substancial nos teores de carbono orgânico do solo (COS) e nitrogênio. Portanto, quantificamos esses impactos decorrentes de dois fatores: (i) diferentes prazos após o MUT e (ii) práticas de manejo do solo contrastantes. Para o primeiro estudo, amostras de solo (0–30 cm em seis réplicas) foram coletadas em áreas cultivadas com soja um ano , oito anos e 15 anos após a MUT. No segundo estudo, outra área foi amostrada, sendo que parte foi manejada em plantio direto (PD) e a outra com arado de aiveca (PC). Nos dois estudos, a vegetação nativa (VN) foi amostrada como controle. VN armazenou cerca de 50 Mg de carbono (C) ha−1; mas a MUT reduziu os estoques de C em 35% (após 8 e 15 anos); além disso, o C lábil diminuiu entre 20% e 45%, enquanto o C microbiano diminuiu entre 20% e 60%, considerando o intervalo entre o ano um e 15 anos. Em relação ao manejo do solo, o PC não causou diferenças no estoque de C (24 Mg C ha−1) em comparação com PD; no entanto, tanto o C lábil quanto o C microbiano diminuíram em 15% para o PD, enquanto diminuiu 40% para o PC. Esses resultados nos levam a acreditar que, como a MUT é inevitável, sugerimos a adoção das melhores práticas de manejo agrícola, a fim de preservar/aumentar o COS, reduzindo os impactos nas emissões de gases do efeito estufa e, assim, alcançar sustentabilidade e rentabilidade.
Autores: Marcos Siqueira-Neto. Gustavo V. Popin. Gregori E. Ferrão. Arthur K. B. Santos. Carlos E. P. Cerri. Tiago O. Ferreira.
Revista: Soil Use and Management. Janeiro de 2022.
Confira o artigo na íntegra:
Horário: 8h às 14h
Segunda à sexta-feira
Av. dos Holandeses, Quadra 35, Lote 08, Calhau, São Luís - MA
CEP 65071-380
98 2106.8300
Atendimento CREA-MA